5.3.17

FILME - "AS SUFRAGISTAS"

A história se passa em 1912 na cidade de Londres. Narra o cotidiano de mulheres trabalhadoras que lutam para liberação do voto feminino. O movimento "Suffragette" que lutava de uma forma mais energética por seus direitos, ligadas a associação WSPU - Women`s Social and Political Union (União Social e Política das Mulheres). Com direção, roteiro e protagonizado por mulheres, sendo que algumas das personagens são reais. 
Eu penso o filme com muito cuidado, acredito que seja apenas um fragmento do fato histórico. Algo para começar a entender a busca pelos direitos das mulheres. Porém, não se pode esquecer a falta da representatividade negra no elenco, visto que na região onde se passa o filme haviam muitos imigrantes negros também. Além disso o filme recebeu diversas críticas negativas quanto ao fato de se tratar dos direitos de mulheres brancas. Excluindo o fato que haviam mulheres negras sufragastes como Naomi Anderson, que muito antes discursava a favor dos direitos das mulheres. Percebe a delicadeza dos fatos? Talvez essa seja sempre uma questão quando a Arte resolve representar fatos históricos, há de se tomar um posicionamento. 
Assistir vale a pena? Tem muito para pensar, como a escolha das militantes não só pela desobediência civil, mas usando formas mais agressivas para chamarem a atenção da população, jornais e políticos. Outros pontos relevantes como abuso sexual, menores salários, divórcio, filhos também são explorados no filme. São questões que foram se transformando ao longo dos tempos ou que ainda se perpetuam. 















SalvarSalvar