6.6.16

PARA "AS " ALICIA KEYS

Faz um tempo que vem uma onda de artistas posando para fotos, sem maquiagem. Agora a artista Alicia Keys foi além, e resolveu não usar mais nada de maquiagem. Como tem milhões de textos sobre isso por aí, vou falar o que acho, através da minha experiência. 
Primeiro isso pode ir contra uma corrente bem forte, incluindo todas nós. Aí você olha a foto e pensa: sim, mas ela é linda sem maquiagem, dá para ficar sem. Mas Flor, o buraco é mais em baixo! Acho realmente genial a posição dela, super apoio, até porque já passei pela fase, tenho que ter o cabelo assim e usar isso e aquilo para ficar bonita. Hoje uso o mínimo ou nada, mas isso porque sempre tive uma certa confiança no meu visual e acima de tudo tinha medo de não parecer mais comigo. A minha relutância em usar make era justamente por esse medo, sabe aquela coisa de no dia seguinte me verem como eu realmente era... Então, isso me fez querer ser logo de cara para todo mundo, ser quem eu realmente era. 


Fotografia de Zoltan Tombor |  Instagram
Mas observe, eu mudei meu cabelo a vida toda. Ele é enrolado, mas tive liso médio, liso comprido, enrolado médio, curto e comprido. Cores, todas as padrões, menos o preto, e já passei máquina dois, super curtinho. Mas isso na minha opinião era mais um estado de espírito do que vaidade. Mudava o cabelo quando mudava a vida. Aí você se pergunta, mas era você? Você se parecia com você? Sim e sim mil vezes, porque essa sou eu, sempre mudando e quando tinha medo da mudança, não mudava o cabelo. Foi um reflexo de como vivia a minha vida. E a vaidade me apertava, quando a confiança diminui, aí não queria mudar de forma nenhuma. 
Por isso a questão polêmica sobre usar ou não make, vai muito além, ela mexe diretamente com a indústria gigantesca da beleza e publicidade, uma beleza direcionada, dentro de padrões e limitações cruéis. O que devemos ter consciência é que deixar o cabelo liso ou enrolado, usar tatuagem, passar corretivo ou qualquer coisa que possa se sentir mais bonita, tem que vir de você, para você, única e exclusivamente. 
Porque se todas nós deixarmos de usar make hoje, ainda assim seguiríamos uma tendência e o mercado com certeza arrumaria uma forma de te controlar. E pior, continuaríamos todas iguais. A palavra da vez é EMPODERAMENTO, termo ligado ao feminismo. Ela explica tudo, guie-se por você, domine sua vida, suas escolhas, suas vontades. Para mim tem sabor de LIBERDADE, seja você mulher o que quiser ser, não vai correndo criticar sua amiga que ama maquiagem, apenas aponte que ela pode ser linda como ela quiser. Ela só deve obediência a si mesma. É simples, você só deve ser você! 


SalvarSalvarSalvarSalvar