18.3.16

Livro Infantil - Frida Kahlo (Coleção Antiprincesas)

Minha versão está em espanhol, porque um amigo (coração) me mandou da Argentina. Primeiro não vou criticar as princesas, só acho perigoso o que elas representam. Eu tenho uma sobrinha e me lembro do dia em que surgiu a personagem "Valente", e ela me disse; "Didinha, eu sou a Valente, de todas as princesas eu sou a Valente, porque ela gosta de aventura e natureza igual eu". Nessa hora você sente na pele (isso porque não sou mãe) o quando isso influência a vidinha das crianças. Se essa interferência acabasse na infância, estava tudo bem, o problema é levar isso para a vida adulta e alimentar algo que foi elaborado e te impediu de cultivar suas vontades e  personalidade. 



O que é bacana nessa coleção é justamente mostrar mulheres de verdade, opções com as quais você pode se identificar ou simplesmente se espelhar. A ideia é bem essa, deixar de ensinar através de super heróis fictícios e educar com personagens reais. 




Esse é o primeiro livro da coleção, que tem autoria de Nadia Fink e publicado pela editora argentina Chirimbope. Ainda não tem disponível em português, mas a leitura é bem tranquila. Conta a vida de Frida da infância à vida adulta, suas características e suas obras. Na minha opinião o livro é esteticamente lindo, com suas ilustrações e tem até fotografias, bem colorido e politicamente correto.  




E tem mais por aí, Violeta Parra (artista chilena), Julio Cortázar (escritor argentino), Juana Azurduy (militar boliviana) e outros, espero poder comprar e falar deles aqui. 

Fotografia de Cássia Xavier